Storage NAS: preço não é o mais importante!

COMPARTILHAR
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Em poucas palavras e de uma maneira muito objetiva, o storage NAS é um servidor que centraliza as mídias em um único lugar,e trabalha otimizando a colaboração entre os envolvidos no projeto.
Conhecido por ser um projeto com um melhor custo x benefício do mercado, segurança de dados,  redundância e uma redução de custo a longo prazo e redução de tempo a curto prazo.

O preço é bom, mas a solução atende a sua necessidade?

Pense: O preço é bom, mas o storage atende as necessidades da minha empresa? Bom, preço é sempre um grande atrativo, porém adquirir um storage NAS nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente com a grande variedade de produtos disponíveis. Diversas marcas e modelos de storages estão no mercado e mesmo que muitos apresentam preços interessantes, fique atento as métricas imprescindíveis:

  1. Capacidade
  2. Velocidade de Processamento
  3. Possibilidade de expansão
  4. Gerenciamento simplificado
  5. Suporte nacional

Softwares agregados  

Estas informações adicionam valor ao produto e devem ser considerados antes de comprar um novo sistema de armazenamento.

Outras informações tão importantes quanto as citadas acima como, um atendimento pré-vendas eficiente e que passa segurança, reputação do fornecedor e do produto ofertado, histórias de cases no mercado que corroboram a qualidade e eficiência dos produtos e serviços ofertados acabam por afunilar as possibilidades a serem consideradas e te ajudam a escolher a melhor opção.

Sabendo que um dia sem o sistema de armazenamento de dados da empresa funcionando e a perda de dados importantes é um desastre total, o equilíbrio entre preço x recursos é extrema importância para a tomada de decisão.

Como simplificar e te ajudar no processo de decisão de compra do melhor servidor NAS?

Primeiramente, tenha as respostas para essas perguntas:

  1. Qual nível de RAID?
  2. Quantos IOPS (inputs/outputs per second) são necessários para o projeto?
  3. Quais serão as tarefas desempenhadas pelo novo servidor de rede e quais as expectativas de aquisição?
  4. Qual é o nível de redundância necessária para o servidor NAS no projeto em questão?
  5. Como os recursos humanos são adequados ao projeto?

DICAS:* Para os iniciantes, vale lembrar que nem sempre o maior processador ou recursos de hardware entregam a maior velocidade. Testes realizados em servidores NAS de diversos fabricantes mostram que a integração equilibrada entre hardware e software entregam processamento e redundância superior a equipamentos montados para esse fim.

Atualmente uma série de softwares para comparação de performance estão disponíveis, fornecendo informações como performance em IOPS e throughput (taxas de transferência dos dados).

* Ao analisar preços de cada equipamento, é importante também enumerar recursos de hardware e software integrados ao produto para uma real visão do valor agregado ao sistema. Integração LDAP e AD, serviços iSCSI, thin provisioning, tiering, arranjos de discos e fontes redundantes são apenas alguns add-ons que devem ser observados em cada alternativa.
Para fugir de eventuais problemas, desenvolvemos no Rockit uma séries de ferramentas úteis como monitoramento em tempo real, Interface de Gerenciamento Intuitiva, controle de quota, tudo isso sem custo adicional de propriedade.

* Alguns NAS (network attached storage) de baixo custo nem sempre atendem requisitos básicos necessários a continuidade de negócios. O esperado de qualquer sistema de armazenamento é a habilidade de formar e gerenciar arranjos de discos (RAID) para maior produtividade e performance. Além disso, é desejável que o servidor de rede possua gavetas removíveis para discos rígidos, permitindo a substituição de HDs defeituosos sem a necessidade de desligar o equipamento (HDs hot-swappable). Acredite, os discos rígidos em geral tem uma vida média útil de 3 anos, por isso baias de hard disks hot swap serão úteis no médio prazo.

* A preocupação com a reposição dos discos soma-se com a escalabilidade, que é a capacidade de expansão do sistema caso necessário. O preço de um storage nem sempre é maior por ser expansível, mas esse recurso é bem-vindo, pois sistemas sem esse recurso acabam exigindo novas aquisições sem justificativa. O Rockit é um storage expansível que pode facilmente “crescer” caso haja aumento na necessidade de armazenamento.

Aqui na Drivesys temos especialistas que farão projetos personalizados para a sua necessidade.

Quer saber se o Rockit NAS é a melhor solução para você ? Fale conosco.

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de como se destacar no mercado audiovisual.