Qual o melhor editor profissional de vídeos?

COMPARTILHAR
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Está cada vez mais fácil editar vídeos, seja para a área pessoal como no mundo de produtoras e emissoras de TV. Com as constantes evoluções de hardware e software, hoje é relativamente simples editar um vídeo com qualidade e recursos profissionais.

Nesse artigo, damos dicas do que deve ser considerado antes de escolher o melhor editor para seus projetos!

 

Adobe Premiere Pro
Um dos softwares mais utilizados para edição de vídeo profissional é o Adobe Premier Pro. Compatível com Windows e Mac, é muito popular em produtoras de vídeos, agências de publicidade e emissoras de televisão.
O Premiere possui um conjunto de ferramentas versáteis de edição em tempo real que permitem controlar quase todos os aspectos da produção, além de uma extensa biblioteca de efeitos e compatibilidade com os mais variados formatos de vídeo.

 

Com uma interface intuitiva e personalizável, o software permite ao usuário uma maior customização da sua área de trabalho, com recursos exclusivos como poder abrir vários projetos abertos simultaneamente.
Por tratar-se de um software mais completo e profissional, a linha Premiere Pro exige hardware pesado e alguma familiaridade do usuário com edição de vídeo, tornando-se uma ferramenta mais complexa para o público que está iniciando.
Com muitos tutorais de aprendizado na internet, o Adobe Premier Pro é indicado para aqueles que já conhecem o Premiere e possuem uma boa ilha de edição.

 

                                                                                                  Faça aqui o download free trial: Premier Pro

 

 

Adobe After Effects
O After Effects, um dos softwares de animação e finalização de vídeos mais utilizados no mercado. O After Effects (AE), junto com o Premiere (Pr), Encore (Em) e Photoshop (Ps), integra a solução da Adobe para criação de vídeo digital.
O After Effects é bem diferente do Premiere: é um software utilizado para retoques e acabamentos finais, como: criação de vinhetas, efeitos especiais, inserir elementos gráficos, animações diversas, manipulação de cores, entre tantas outras possibilidades.
A pós-produção de um filme, vídeo ou animação feita pelo After Effects é através de um sistema de timeline, onde se pode trabalhar com diversos elementos em uma determinada cena, obtendo resultados mais apurados possíveis. Além disso, permite uma ampla variedade de controles para ajuste de posição 2D e 3D, ajustes de elementos específicos, o que não pode ser feito de maneira tão prática no Premiere. Apesar de possibilitar a criação própria de imagens, este é geralmente utilizado por materiais feitos de outros softwares de criação, somente para realizar configurações e animações finais.
Um grande diferencial frente aos demais softwares com esta finalidade, é a compatibilidade, pois segue com os avanços do cinema em geral. Nele é possível criar efeitos compatíveis com telas das mais variadas resoluções, das mais simples até as mais modernas, como o 4K. Além disso, dispõe de funções para manejo de som.

                                                                                                 Faça aqui o download free trial: After Effects

Final Cut Pro
O Final Cut Pro é o software profissional para edição de vídeo desenvolvido pela Apple voltado para o sistema Mac OS. Apresentando uma interface bem clean como todos produtos da marca, o aplicativo é um dos melhores para edição, animação gráfica e pós produção, oferecendo recursos como edição de vídeo 360º, gradação de cores HDR (high dynamic range) e uma série de plugins desenvolvidos por terceiros.
O software é comercializado com venda direta (sem mensalidades!) e permite integração simples com o iMovie e Final Cut, possui recursos para criação de títulos 3D e chorma key integrado.
Além disso, o Final Cut Pro incorpora uma biblioteca de efeitos, diversos formatos de vídeos e plugins de terceiros disponíveis na Apple store, tornando-se um dos best sellers para edição de vídeos.

                                                                                                  Faça aqui o download free trial: Final Cut Pro

DaVinci Resolve

Famoso por ser um dos melhores softwares para edição e correção de cores do mercado, o software possui interface ultra responsiva e oferece deslocamento entre as edições muito suave, tornando o corte do vídeo mais preciso e rápido.
O DaVinci Resolve permite personalização de toda área de trabalho bem como adicionar plug-ins de terceiros, ampliando ainda mais as possibilidades de edição.

 

 

Em sua nova versão, tem uma novidade que é uma ferramenta profissional para profissionais de som, o áudio Fairlight Profissional para pós-produção de áudio que permitem gravar, editar, fazer mixagem, suavizar e masterizar som com um ambiente de áudio 3D completo e até 1000 canais.
O DaVinci Resolve está disponível em duas versões: uma gratuita que apresenta a ferramenta de edição comum e a versão DaVinci Resolve Studio que é paga e possui ambiente de colaboração multiusuário, além de diversas ferramentas adicionais e uma vasta biblioteca de efeitos.

                                                                                                 Faça aqui o download free trial: DaVinci Resolve

 

Media Composer 

O software de edição de vídeo e áudio Media Composer da Avid foi desenvolvido para oferecer ambiente multiusuário (via rede local) para produção em tempo real. Além do editor de vídeo profissional, o usuário pode criar todo o fluxo de trabalho e distribuir entre as pessoas da equipe.
O Avid Media Composer suporta edição 4 e 8K, diversas resoluções e diferentes frame rates no mesmo timeline, além de suportar codecs como o Panasonic AVC-LongG, Sony XAVC-I e XAVC-L. O produto pode ser testado por 30 dias gratuitamente e é comercializado como serviço de assinatura com custo mensal.
Em janeiro de 2018 houve uma atualização do software, que é uma continuação da versão atual do software (8.10), apenas com um número de versão diferente. Além das correções de erros listadas no ReadMe e alguns pequenos aprimoramentos, não há alterações significativas no código entre o último release e este.

                                                                                                 Faça aqui o download free trial: Media Composer

 

Scratch 

Se você está atrás da codificação ProRes em uma máquina Windows, HD, 3D, VR, 2k, 4k, 8k, então o Assimilate Scratch 8 pode ter a solução que você precisa.

O Scratch é um software criativo, rápido e interativo. Com essa ferramenta é possível tratar a cor, desenvolver acabamentos e novas texturas, composição e finalização do seu filme. É composto pelas soluções: on set dailies, editorial e conform, grading, composite,  finalização, gerenciamento de dados e collaboration.
O SCRATCH é um sistema DI completo e compatível a qualquer fluxo de trabalho que envolve vídeo de origem com resolução de 2K ou superior, seja a partir de uma digitalização de filme de alta qualidade ou de uma câmera digital.

A plataforma suporta qualquer formato e qualquer resolução: HD, 3D, VR, 2k, 4k, 8k e além. Windows ou Mac, desktop ou notebook.

Com o My Assimilate, trabalha em conjunto com o Scratch 8 e o Scratch LAB  para permitir que você colabore remotamente com clientes ou outros artistas e consiste em quatro elementos: Remote, Project Repository, Scratch Web e Gallery.                                                                                                  Faça aqui o download free trial: Scratch Assimilate

 

O editor de vídeo e a ilha de edição
Sem entrar no mérito de qual é a melhor ferramenta para edição, lembramos que o hardware envolvido também é extremamente importante para definir a melhor solução para editar e renderizar seus vídeos. Soluções para edição profissional com custos caríssimos começam a perder espaço para computadores bem equipados, sejam eles PCs baseados em Windows ou Macs.

Escolha a plataforma de sua preferência, o editor mais adequado a sua necessidade e compare os custos cuidadosamente. Com a redução dos preços de processadores, placas gráficas e sistemas de discos profissionais, é possível inclusive obter maior performance sem grandes investimentos, apenas atualizando-se o equipamento de uso.

Traga seu projeto! Somos especialistas em sistemas de discos para renderização e temos o prazer em ajudá-los.

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de como se destacar no mercado audiovisual.