IMF Netflix Delivery

COMPARTILHAR
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Entregando pacotes IMF para Netflix

Plataformas de streaming como Netflix requerem que a entrega do conteúdo seja feita no formato IMF (Interoperable Master Format) um formato padrão criado pela SMPTE – Society of Motion Pictures & Television.
Gerar este formato também requere softwares específicos bem como uma série de settings para garantir que IMF seja gerado em conformidade.

O que é o IMF?

IMF é um framework baseado no cinema digital e padronizado pela SMPTE(Society of Motion Picture and Television Engineers) com o core especificado na ST 2067, criado para resolver os desafios de gerenciamento e processamento de múltiplas versões de conteúdos em UHD, HDR, High-FR, para distribuição mundial entre os produtores de conteúdo as empresas de media como a Netflix.

Principais características

O pacote IMF é uma coleção de arquivos, que combinados tornam possível a organização, processamento e distribuição de filmes, séries, documentários em diversas línguas (audio, legendas, CC), e adequações no conteúdo como cortes e substituições necessários para cada região.

Os principais arquivos do IMF package são:

– “Packing list”: uma lista técnica de todos arquivos contidos no pacote, e é usado para verificar se o pacote gerado com todos os arquivos, garantindo que o qualquer processamento só inicie quando todos os arquivos declarados na lista estejam no destino.

– “Asset map”: no pacote IMF os arquivos não são mapeados por nome, e sim por IDs, o asset map é uma tabela de localização, com mapeamento do UUID para o nome do arquivo e localizaçao.

-“Volume index”: este arquivo fornece informação sobre o storage usado para armazenar os arquivos.

“CPL: Composition playlist, um xml que combina os tracks video, audio e texto para criar uma composição

“Essence Files”: Audio 24 bit PCM sem compressão, Subtitles e Closed Caption, Video JPEG2000 ou AppleProres e Dynamic metadata.

“OPL”: Output Profile List contém as instruções e regras sobre os formatos entregues para cada território e cliente.

Estrutura do IMF - fonte:https://www.thebroadcastbridge.com

Introdução ao IMF

Soluções

Existem diversas soluções para masterização, Playback, e QC de IMF packages, desde de software based, onde você pode utilizar hardware existente ou adquirir em seu fornecedor preferido, como por exemplo Transkoder da Colorfront e Vantage IMF Producer da Telestream.

Existem também soluções “turn-key”, onde a solução contempla o software + hardware dedicado, que é caso do Clipster da Rhode & Schwarz.

Outras empresas como a Eikon e Deluxe Entertainment Services Group que prestam serviços de masterização e QC.

A Colorfront também oferece uma opção “Cloud-based software’ onde o Software adquirido pode rodar em Cloud na AWS, e com isso não há necessidade de investimento antecipado em hardware, o investimento em hardware é por horas de uso.

Soluções de gerenciamento de mídia também lidam com IMF, o MAM da Dalet gerencia objetos IMF de forma nativa, import e export, múltiplos CPLs,e transcode para outros formatos de media.

Photon Quality Check

Para validação dos IMF packages, soluções como estas acima integram o Photon.
Photon é uma ferramenta Open Source de validação do pacote IMF desenvolvido em conjunto com a Netflix.
Basicamente é uma implementaçao Java do padrão IMF, e oferece ferramentas de validação dos arquivos contidos no IMF package, AssetMap, PackingList, CPL, fazendo a leitura completa do MXF contendo audio/video essence

Entre em contato aqui e vamos conversar sobre seus desafios da produção audiovisual!!

VIABILIZAR O TALENTO E A CRIATIVIDADE: É PARA ISSO QUE A DRIVESYS EXISTE!

Posts em Destaque

Posts Recentes

Categorias