Color Grading x Color Correction

COMPARTILHAR
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O que é Color Grading, e Color Correction?

A cor também conta a história no cinema. Saber trabalhá-las, corrigi-las é essencial. Saiba qual a diferença entre Color Grading e Color Correction.

Depois de filmar, editar e colocar aquela trilha bacana você acha que já tem um filme pronto para exibição? Não. Faltam ainda algumas correções nas cores do seu filme. E quem faz isso é o colorista. A profissão já existe há muito tempo mas atualmente novos coloristas estão surgindo todo dia, é sem dúvida uma área em expansão da produção audiovisual.

O barateamento nos custos dos softwares e também do hardware necessário para essa profissão é a maior causa disso. Com computadores e programas de edição muito melhores hoje em dia, acesso a informação mais fácil e rápido, e vontade de atingir o outro nível de produção audiovisual, editores de vídeo, motion designers e animadores estão cada vez mais interessados em color grading e color correction.

Mas, o que é isso e qual a diferença?

Color Correction
Correção de cor, em português, é exatamente isso, corrigir as cores do seu vídeo.

Nós enxergamos um objeto branco em uma luz mais azulada ou em uma luz mais avermelhada e podemos sempre afirmar que ele é branco. Com a câmera não é bem assim, é preciso dizer pra câmera o que é branco, regulando-a de acordo com a configuração de cada fabricante.

Mesmo quando se usa câmeras do mesmo modelo, todas configuradas da mesma forma, é comum que as cores captadas pelas câmeras sejam um pouco diferentes. O objetivo na correção é que os brancos de todas as cenas sejam realmente brancos e os pretos realmente pretos, e tudo entre essas cores sejam exibidos da forma mais fiel possível.

Color Grading
O processo de color grading, pode-se dizer, está um degrau acima do color correction.

Com tudo parecendo o mais natural possível depois da correção de cor, nessa etapa o colorista junto ao diretor criam a identidade do filme. Para uma cena ao por-do-sol, por exemplo, o colorista pode optar por deixar a imagem mais alaranjada. Já em uma cena na neve a imagem seria mais azul. Um diretor muito famoso pelo uso das cores é cineasta norte-americano Wes Anderson.

Website:http://chocoladesign.com/o-que-e-color-grading-e-color-correction

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de como se destacar no mercado audiovisual.