Como a TV Aparecida modernizou seu fluxo de trabalho em produção e pós produção com a expertise da Drivesys.


Master TV Aparecida

Estúdio 2

Sobre a TV Aparecida

Com 12 anos de história, a TV APARECIDA se destaca entre as 14 maiores redes de televisão do Brasil em abrangência, segundo a ANATEL. De acordo com a coluna de Ricardo Feltrin (UOL), é a 7ª emissora de TV aberta mais vista em todo o país. Em sua programação, com uma programação diversificada, de conteúdos religiosos a programas culturais, educativos, jornalísticos, esportivos, musicais, femininos, transmissões ao vivo, filmes e desenhos infantis.

Atendendo as Necessidades

Como o crescimento da TV foi nítida a necessidade de uma solução que contribuísse para o fluxo de trabalho, pois  ainda contavam com uma solução que estava no limite de sua utilização, e precisavam ter um crescimento rápido de armazenamento. Precisavam economizar hora/ilha de sua equipe e otimizar o workflow, além que ter um nível maior de segurança de seus arquivos era extremamente importante.

“Surgiu a necessidade ter um storage para termos uma velocidade sustentada e tráfego para nossas produções em full HD.  Já tínhamos pesquisado diversas opções em feiras e sites. Tenho parceiros que trabalham comigo aqui dentro que já conhecem o Odécio e a Drivesys por outras implantações que já foram feitas em outras emissoras. Precisávamos de uma ótima solução para ter uma dinâmica na nossa produção e a escolha da solução e parceiro foi imprescindível para o sucesso do projeto.” Eng. Paulo Borsatti – Gerente Técnico Operacional.

O Projeto

Premissas:

  • Múltiplos streams Full HD 220Mb e superior em tempo real

  • Integração com LTO Archive

  • Flexibilidade para criar múltiplos pools de storage

  • Controle de acesso ao pools de storage (User&Password)

  • Múltiplos streams Full HD Proxies para revisão

  • Conexões Fiber Channel e Ethernet aos Pools de storage

  • Capacidade do storage 192TB

  • Fluxo de edição em Full HD colaborativo

  • Acervo dos ativos

  • Segurança dos dados

  • Permissões de acessos a mídia Online e Offline


Central Técnica

Terrablock - Facilis

High Perfomance Shared Storage – Terrablock (Facilis Technology)

Para as ilhas de edição rodando Premiere onde os requisitos de performance são superiores, as conexões das ilhas ao Terrablock 24D são feitas utilizando soluções Fiber Channel da Atto Technology, HBAs Celerity 8Gb e Fiber Channel Switch 8Gb.

Revisão e edição em Low Res

Paras as ilhas de revisão e aprovação, a conexão estabelecida com o storage é ethernet também usando o Terrablock Manager, permitindo acesso diferenciado ao storage, com permissões e performance específica.

Conectividade Redundante

As ilhas conectadas em Fiber Channel também estão conectadas via ethernet, caso o haja qualquer problema com a placa de fibra, cabo ou switch, a conexão via ethernet assume mantendo os dados sempre disponíveis para a edição. Além de 4x links de 1Gbe fazendo o Load Balance, o sistema também disponibiliza simultaneamente múltiplos links 10Gbe, permitindo alta performance também em ethernet e escalabilidade.

Long Term Archive

Para o armazenamento do off-line de forma segura, um sistema de archive em LTO 6 da Tandbergdata foi implementado o P5 archive da Archiware, nele nossa engenharia juntamente com a equipe local técnica e responsável pelo arquivo da emissora, customizou a base de dados para incluir campos de metadados personalizados para os projetos que são arquivados.

Desta forma criou um acervo com banco dados de fácil acesso via web, reduzindo o tempo de busca e restore de um ativo, ajudando a monetizar os ativos criados pela emissora.

O Resultado:

O projeto foi um sucesso, entregando uma solução que atendeu 100% e superou as expectativas.

De acordo com Eng. Paulo Borsatti, os benefícios deste projeto foram muitos:

  • Agilidade na entrega dos programas, conseguindo assim um controle maior de mídia;
  • Diminuição no tempo de restore e render, monetizando os ativos criados ;
  • Maior velocidade do sistema Terrablock, o que otimiza a colaboração entre ilhas de edição, reduzindo tempo e dinheiro;
  • Baixa manutenção e fácil gerenciamento do Terrablock;
  • Offline gerenciado e integrado com a ilha edição e arquivamento da mídia finalizada, com o P5 da Archiware, mais colaboração e agilizada entre as ilhas.

“Estamos satisfeitos com a Drivesys desde o início, entrega, treinamento e pós venda. Esse projeto permite que a Tv Aparecida supere diversos desafios significativos e garanta o sucesso contínuo e eficaz da emissora. Não vejo a nossa parceria terminar por aqui.” Eng. Paulo Borsatti


Foto: Odécio Pavan (Drivesys) e Paulo Borsatti (Tv Aparecida)

Estamos muito felizes com o projeto com a TV Aparecida. Nossa premissa é provermos soluções e serviços de qualidade exclusivos. Para isso, permanecemos no local para a implementação de todo o sistema até finalizarmos todo o treinamento dos colaboradores: tanto da equipe técnica como os próprios usuários do sistema. Resultando em uma equipe preparada e segura.” – Odécio Pavan, Drivesys.

VIABILIZAR O TALENTO E A CRIATIVIDADE: É PARA ISSO QUE A DRIVESYS EXISTE!
Fale com um de nossos especialistas e descubra como podemos te ajudar em seu negócio.

Sobre a Drivesys

Drivesys é uma empresa brasileira de integração de sistemas, com foco na área de Broadcast, Produção e Pós-produção. Fundada em 2010, com sede em São Paulo, a Drivesys fornece soluções e serviços especializados em todo Brasil, permitindo que nossos clientes se diferenciem no mercado.