Cantemo Portal preserva a Memória, Arte e Cultura Brasileira

Instituto Itaú Cultural

O Instituto Itaú Cultural é um importante centro de referência cultural no coração do Brasil. Fundado em 1987 e com sede em São Paulo, promove o valor da cultura brasileira através de pesquisas, produção de conteúdo e encorajando e disseminando trabalhos artísticos e intelectuais dentro do Brasil e ao redor do mundo.

Trabalhando com a capacidade máxima

O Instituto Itaú Cultural abriga uma vasta gama de conteúdos de mídia, incluindo vídeo, áudio e fotos, em HD e SD. Entre estes arquivos está um amplo catálogo de enciclopédias virtuais de artes visuais, teatro, literatura brasileira, arte e tecnologia, todos traduzidos para o espanhol, francês e inglês.
Todo ano são produzidos centenas de vídeoclipes. O Instituto recentemente começou a digitalizar sua coleção arquivada, bem como continuou a criar novos conteúdos em HD digital. Com todos esses conteúdos e formatos variados, o armazenamento central do instituto ficou bastante sobrecarregado, com arquivos de mídias espalhados em discos internos e externos.
Para tanto, junto com a Drivesys, empresa brasileira de integração de sistemas, com foco na área de Broadcast, Produção e Pós-produção, o Cantemo Portal foi selecionado para gerenciar eficazmente todo esse conteúdo.

Projetando o Fluxo de Trabalho

Com uma vasta gama de conteúdos em diversos formatos diferentes, o Instituto Itaú Cultural precisou adotar uma solução completa que atendesse todos os estágios requeridos. A Drivesys trabalhou em conjunto com o Instituto para determinar como o conteúdo de vídeo seria visto, a fim de planejar os metadados necessários para uma categorização perfeita, assim como definindo regras e permissões de acesso, de acordo com as rigorosas especificações do Instituto Itaú Cultural.

Ficou claro que, assim como a necessidade da qualidade de vídeo para revisão interna e referência, outra grande parte do objetivo do Instituto era disseminar aquele conteúdo aos visitantes, através de outros canais, numa escala global.

“Devido à tão intensa produção áudio-visual, junto com o grande aumento da variedade e da qualidade das mídias, gerenciá-las em várias unidades externas e catalogá-las em um banco de dados simples, sem recursos de visualização ou informações de metadados, estava se tornando insustentável. Cantemo Portal nos trouxe uma boa solução, por adicionar um sistema de busca de metadados, feito sob medida para nossas necessidades, e também o gerenciamento e visualização desses conteúdos em outro tipo de armazenamento, LTO.” 

 

– Karina Fogaça, Editora Audiovisual do Itaú Cultural

Metadados Mágicos

De fato, um dos maiores desafios para o Instituto Itaú Cultural era que, em meio a tantos arquivos diferentes, localizar um vídeo relevante se tornara uma tarefa árdua, o que significava também que não era capaz de oferecer uma experiência de visualização natural aos visitantes que desejavam acessar conteúdo de vídeo, bem como para as suas próprias necessidades internas. 

Com as informações colhidas a partir da consultoria inicial da Drivesys, a equipe foi capaz de criar os metadados necessários para a categorização dos recursos de vídeo, mesmo antes de ter acesso ao armazenamento central. Isto significava que, uma vez com acesso ao armazenamento, ele estava pronto para catalogar os arquivos de forma simples, no Cantemo Portal, sem a necessidade de copiar ou re-ingestá-los, ou até mesmo digitar os metadados.

Criando um Legado

O projeto foi um sucesso, entregando uma ferramenta boa e utilizável ao Instituto Itaú Cultural. Cantemo, junto com os parceiros Drivesys e Moosystems, permitiu ao Instituto superar uma série de desafios significativos e garantir o sucesso contínuo e eficaz de seu importante trabalho, criando um legado da cultura brasileira.



“Estamos satisfeitos com a parceria com o Cantemo e com o sucesso deste projeto, onde temos sido capazes de oferecer uma solução sob medida para as necessidades do Instituto Itaú Cultural”

– Rodrigo Hashimoto, Drivesys

Sobre a Drivesys

Drivesys é uma empresa brasileira de integração de sistemas, com foco na área de Broadcast, Produção e Pós-produção. Fundada em 2010, com sede em São Paulo, a Drivesys fornece soluções e serviços especializados em todo Brasil, permitindo que nossos clientes se diferenciem no mercado.

https://www.cantemo.com/casestudies/itau-cultural/