5 Usos – Rockit Shared Storage for Media

COMPARTILHAR
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Introdução

O Rockit é uma solução de storage central para pós produção audiovisual. Diferente de servidores de mercado como DELL, HP, IBM… que apesar de serem os melhores fabricantes de servidores, não são desenvolvidos para endereçar particularidades das produções audiovisuais que tem como pré-requisito não somente o acesso de múltiplas ilhas de edição aos vídeos com capacidade de reprodução dos vídeos de 4K em tempo real, mas se integrar a outras soluções que permitem um fluxo de trabalho mais eficiente.

Neste post iremos exemplificar 5 usos em que uma solução dedicada para produções audiovisuais como Rockit endereçam situações que servidores convencionais não serão capazes sem grandes esforços de desenvolvimento e otimização do sistema.

ARMAZENAMENTO DE MÍDIA LOCAL INTEGRADO EM CLOUD PARA TRABALHO REMOTO

Por se tratar de manipulação de enormes arquivos de vídeo, o trabalho remoto para produções audiovisuais é muito mais desafiador do que a maioria dos outros mercados. Com o objetivo específico de resolver esta questão o Rockit é capaz de gerar proxies dos vídeos originais e fazer o upload para a nuvem automaticamente, e a partir daí editores, produtores, diretores e clientes podem editar e revisar o conteúdo de forma mais segura e sem necessidade soluções mais complexas e potencialmente inseguras que permitem acesso do usuários externos, muitas vezes freelancers a rede da produtora/pós.

EDITAR E FINALIZAR PROJETOS ADOBE, RESOLVE E AVID EM 4K

Aqui duas questões são especialmente consideradas.

Primeiro, o storage é configurado  de forma a otimizar a leitura de arquivos media RAW, .MOV, .MXF e sequências de arquivos, DPX, OpenEXR etc.. E a forma com que os softwares de criação fazem a leitura destes arquivos, quando customizado o storage (blocksizes, cache, filesystem network etc…) permitem que não trave ou drop frames mesmo com dezenas ou centenas de usuários conectados. Como parte do nosso desenvolvimento, testamos o Rockit com os softwares de criação mais utilizados e especialmente de empresas parceiras como a Adobe (https://adobe-videopartnerportal.com/partners/drivesys/)

Em segundo lugar, funcionalidades que aumentam significativamente a produtividade destes softwares (por ex Avid bin-locking) quando disponíveis no storage, habilitam novos recursos para os usuários.

ARQUIVAMENTO E BACKUP LOCAL E CLOUD

Diferente de cargas de trabalho convencionais, onde o usuário lida com backup de banco de dados, arquivos de texto e planilhas, as produções lidam com arquivos enormes e que se for implementado o sistema de backup e archive não considerando algumas premissas, o usuário terá problemas como: dificuldade em encontrar a media arquivada, desorganização e até perda de dados.

Com o Rockit é possível fazer o backup e archive gerenciando fitas de LTO ou Storage em nuvem, diretamente, sem necessidade de servidor adicional. 

ORGANIZAR WORKFLOWS COM MÚLTIPLOS USUÁRIOS INTERNOS E FREELANCERS

Usando a interface do Rockit, com um simples navegador, o usuário consegue criar espaços de trabalho, aumentando e diminuindo a capacidade do storage, criar grupos de trabalho, adicionar e remover usuários e dar permissões cara cada user ou grupo.

ORGANIZAR ACERVO E PROTEGER CONTEÚDO CONTRA DELEÇÕES ACIDENTAIS E INTENCIONAIS

O Rockit além de ter funções que protegem contra deleção de arquivos e ao mesmo tempo permite o uso do storage em sua plenitude, também é homologado com soluções de gerenciamento de mídia de terceiros, integrando e adicionando camadas de gerenciamento que  oferecem uma melhor experiência ao usuário final, profissionalismo e agilidade para a produção.

Entre em contato aqui e vamos conversar sobre seus desafios da produção audiovisual!!

VIABILIZAR O TALENTO E A CRIATIVIDADE: É PARA ISSO QUE A DRIVESYS EXISTE!